Semi Naked Cake de Creme de Abacaxi e Doce de Leite - Doce e Descomplicado

Semi Naked Cake de Creme de Abacaxi e Doce de Leite

08:46




Decidi que faria um bolo confeitado. De novo.

(Acho que até perdi a credibilidade nesse assunto, porque disse que faria tantas e tantas vezes e não fiz que quando falei sério ninguém deve ter acreditado. Pois bem, eis minha redenção).

Fiz um curso tempos atrás, comprei os materiais e ingredientes e novamente proclamei:  é hoje! No caso foi, em 7 de abril, aniversário da minha mãe e oportunidade única de motivação para alguém que arranjava todas as desculpas possíveis para não fazer o tal bolo.

E lá fui eu, munida de toneladas de manteiga pra cozinha. Preguiçosa como sou decidi fazer em três partes: o bolo em um dia, no outro os recheios e por fim a cobertura e montagem. Foi assim à prestação porque se me propusesse a perder um sábado inteiro fazendo um bolo definitivamente desistiria antes de começar.

E quer saber? Vivi umas das melhores semanas dos últimos tempos. Saber que faria um bolo desses me deu uma motivação daquelas! Não via a hora de sair do trabalho e correr pra casa fazer a próxima etapa. Nem sabia se daria certo – e havia riscos, considerando minhas habilidades precárias, quase nulas, de decoração – e talvez essa incerteza foi o tempero extra pra tornar tudo mais motivador.

Resultado: saiu esse bolo lindão e delicioso – e quem discordar ganha um tapa na orelha #respeitaminhahistoria.

E pra quem vê de fora, pode ser apenas um bolo, cheio de defeitos técnicos e longe de receber um selo Buddy Valastro de qualidade. Para mim, foi algo que me garantiu dias prazerosos e surpresas agradáveis. Ainda há muito caminho pra andar e muito feijão pra comer, mas a gente vai caminhando e melhorando. O primeiro passo já foi.

Aguardem que novos bolos surgirão por aqui. Logo eu que fugi de fazer um desses por anos, agora quero fazer toda semana – o bolso e a balança piram.



Semi Naked Cake de Creme de Abacaxi e Doce de Leite
Ele é chamado de semi naked cake porque as camadas não ficam totalmente à mostra nem totalmente cobertas. Minhas duas dicas para o preparo de um bolo como esse:
1 - Não umedeça demais a massa e use recheios densos, para que o bolo não desmorone com o peso das camadas;
2 - Invista em uma bailarina de decoração e uma espatula, que ajudam muito no momento de espalhar o buttercream.

Massa
1 receita do Bolo de Nada que ensinei aqui, assado em uma forma redonda de 21 cm de diâmetro forrada com papel manteiga no fundo e nas laterais

Recheio de Doce de Leite
1 lata de leite condensado

Recheio de Abacaxi
1 abacaxi maduro em cubinhos
½ xícara de açucar refinado

Creme
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
3 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas peneiradas
1 caixinha de creme de leite

Cobertura – buttercream de merengue suíço
3 a 4 claras (dependerá do tamanho dos seus ovos)
¾ de xícara de açucar
340g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Para decorar: flores artificiais bem higienizadas.

Preparo
Recheio de abacaxi: leve o abacaxi e o açucar ao fogo baixo, misture bem e cozinhe por mais ou menos 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que se forme uma calda rala. Separe a calda da fruta e reserve ambos na geladeira. 

Creme: leve ao fogo baixo o leite condensado, o leite, o amido de milho e as gemas, mexendo sem parar até engrossar. Desligue o fogo e incopore o creme de leite. Coloque em um saco de confeitar e reserve na geladeira.

Recheio de doce de leite: cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão por 40 minutos, espere esfriar, abra e acomode o doce de leite em um saco de confeitar. Reserve na geladeira.

Cobertura de buttercream: misture bem o açucar e as claras em uma tigela de vidro ou inox, leve ao banho maria e mexa de vez em quando até a mistura ficar bem quente e ao esfregá-la entre os dedos não sinta-se nenhum grânulo de açucar. Leve à batedeira e bata até esfriar e formar um merengue claro e fofo, junte a manteiga aos poucos e bata até incorporar e formar um creme. Por último coloque a essência de baunilha e bata apenas para misturar. Reserve fora da geladeira.

Montagem: corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque a primeira parte em um suporte de papelão (use um pouquinho de buttercream na base para fixar a massa) e coloque na bailarina. Umedeça levemente a massa com a calda de abacaxi e coloque o recheio de doce de leite, cubra com a segunda parte do bolo e umedeça levemente com a calda. Espalhe o creme de leite condensado e por cima o abacaxi. Cubra com a última parte do bolo, umedeça levemente com a calda, coloque uma camada fina de buttercream e alise com a espátula, girando a bailarina para facilitar na hora de espalhar. Leve à geladeira por 10 minutos. Retire da geladeira, coloque o restante do buttercream e espalhe usando a espátula e girando a bailarina para facilitar. Decore com as flores e mantenha na geladeira. De 10 a 15 minutos antes de servir retire da geladeira para o buttercream voltar à temperatura ambiente e ficar cremoso.



Posts Sugeridos

0 comentários