Molho de Tomate Rústico - Doce e Descomplicado

Molho de Tomate Rústico

07:31



Ainda sobre os trinta (sei que ando monotematica nos últimos tempos, mas é que quero prepará-los para o que lhes aguarda).

Nem tudo são flores.

A memória, danada, não é mais a mesma. Eu que me lembrava de todos os nomes de todos os filmes que assistia e seus respectivos atores e histórias agora preciso marcar em um caderninho cada detalhe, sob pena de nunca mais me lembrar deles. Esqueço mesmo, às vezes até assisto de novo, e em determinada cena vem o estalo: esse filme não me é estranho, não, pera...

Aliás, sobre o que eu estava falando mesmo? Ah, sobre os trinta.

As dores musculares chegaram na mesma hora que a disposição dos 20 e poucos partiram. Parece até substituição de futebol, sai o jogador cansado e entra o cheio de gás e motivação. Só que no meu caso não tem gás nem motivação, tem é dor de pescoço e bolsinha de água quente e Salompas.

Sabe aquela vontade de fazer um milhão de coisas no final de semana? Nunca tive, agora então...só me falta sentar em uma cadeira de balanço perto da janela e gritar "Sylvesterrrr" (entendedores entenderão - se tiverem mais de 30 anos).

Me tornei a pessoa que mais odiava: aquela que chama os mais novos de "fio". Sério. Não posso ver um jovenzinho que já quero chamar de fio. Coisa mais demodê essa né? Aliás, que coisa demodê que é falar demodê...ô derrota!

E pra fechar com chave de ouro essa lista das decepções balzaquianas, - não que tenha acabado, mas já tô ficando deprê - um fato que aconteceu comigo esses dias: estava eu eu uma loja de roupas toda plena procurando um shorts e não achei do meu tamanho, todos eram pequenos demais. Chamei o funcionário e falei: 

- Fio (adooooro), você por acaso não tem esse modelo tamanho 40?
O funcionário:
- Então, essa é a sessão jovem da loja, talvez a senhora encontre do outro lado, onde ficam as marcas de roupa mais clássicas (digam-se velhas e demodês).

Pacabá.

Molho de Tomate Rústico

O segredo desse molho é cozinhar por no mínimo 1 hora - o sabor fica muito mais acentuado. Se você não tiver todo esse tempo a disposição, 15 minutos após começar a ferver já é o suficiente.

Em uma panela refogue em um pouco de óleo ou azeite 1 cebola grande picada junto com 1 cenoura em cubinhos e um punhado de salsão picadinho, em seguida junte 2 dentes de alho amassados e por último 3 tomates italianos sem sementes picados. Quando o tomate murchar, junte 1 lata de tomate pelado com o suco, 3 colheres de extrato de tomate, 1 xícara de água e 1/2 xícara de leite (se for cozinhar por 1 hora não precisa). Tempere com pimenta-do-reino a gosto, abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora a 1 hora e meia, mexendo de vez em quando. Se o molho secar muito, vá colocando mais água aos pouquinhos. Ao final, acerte o sal e junte folhas de manjericão.


Posts Sugeridos

0 comentários