O Manual do Brigadeiro - Doce e Descomplicado

O Manual do Brigadeiro

06:07


Vira e mexe pessoas me fazem perguntas diversas sobre brigadeiro - pra quem não sabe eu vendo (ou vendia, já que o tempo está escasso) brigadeiro nas horas vagas.

Eu já fiz um post aqui no bloguito com dicas de como fazer o brigadeiro perfeito, mas acho que nunca é demais falar sobre o assunto - brigadeiro é muito amor né gente <3 - por isso estou fazendo mais um especial desse docinho que apesar de fácil tem seus truquinhos, bora?

Tem como errar fazendo brigadeiro?

Tem sim. Por isso que eu digo, apesar de fácil, tem alguns truques. Mexer a massa sem parar na panela é um deles. E tem que mexer vigorosamente e sem deixar nenhum cantinho da panela de fora: mexa o fundo e as laterais, constantemente.
Outro erro é o tempo de cozimento. Quando o brigadeiro começa a desgrudar da panela ele ainda não está no ponto de enrolar. Somente quando ele desgruda completamente, ou seja, vai todo para um lado só quando você vira, é que está no ponto certo. Aí é hora de desligar a panela e transferir o brigadeiro para um lugar frio - se ele continuar na panela quente vai continuar cozinhando e passar do ponto.

Chocolate em pó, em barra ou achocolatado?

Eu não tenho nada contra brigadeiro feito com achocolatado - é super nostálgico, nos lembra as festinhas que íamos quando criança - mas é óbvio que com chocolate em pó ou barra o brigadeiro ficará muito mais gostoso. Para uma lata de leite condensado use 3 colheres de chocolate em pó ou achocolatado ou 100g de chocolate em barra (de preferência meio amargo).

Manteiga ou Margarina?

Todo mundo que come meu brigadeiro diz que ele tem uma textura diferente, é macio e cremoso. O segredo? Manteiga!

Sim, a manteiga é a responsável pela textura macia e aveludada do brigadeiro. Sem ela ele perde boa parte do sabor. Por isso eu insisto, invista na manteiga! Sem sal e de boa qualidade. Para uma receita use 1 colher de manteiga.

Posso usar margarina? Poder pode, a cozinha é sua, você manda! Vai ficar igual? Nunquinha.

Se eu for fazer um brigadeiro com bebida alcoólica, devo colocá-la durante o preparo ou no final?

Depende. Se você quer somente o sabor da essência da bebida no brigadeiro e crianças vão comer, coloque junto com os demais ingredientes. Se só adultos vão comer e você quer sentir o álcool, coloque no final.

Servir brigadeiro em festa de adulto combina?

Na minha opinião combina, e muito! Há tempos que o brigadeiro perdeu o título de docinho de festa de criança e ganhou o paladar adulto. Mas é claro que para servir para os grandinhos é necessária uma adaptação do doce. Escolha chocolate em pó ou um bom chocolate em barra, varie os sabores (aqui no blog tem várias opções) e capriche nos confeitos e forminhas.

Outra dica bem bacana é servir um brigadeiro ao final da refeição (após a sobremesa inclusive) junto com uma xícara de café. Não há quem não goste!

Quem tiver mais dúvidas sobre brigadeiro pode deixar aqui nos comentários. Vou adorar responder!

Posts Sugeridos

0 comentários