Batatas Bravas - Doce e Descomplicado

Batatas Bravas

06:29




Eu confesso que como descendente de espanhóis e portugueses sou uma boa descendente de italianos :/ Mas deixa eu explicar: eu conheço várias receitas desses dois paises; muitas fazem parte do meu dia a dia e eu nem sabia que eram espanholas ou portuguesas (como o arroz de tomate que minha nonna prepara desde que eu era pequena e eu nem imaginava ser um prato típico de Portugal), mas como sempre convivi mais com a mãe da minha mãe - meus avós por parte de pai moravam longe - que é filha de italianos, a cultura alimentar da Itália sempre foi mais presente. Mas aos poucos estou revertendo essa falha, me aguardem :)

Batatas bravas é uma receita tradicionalissima na Espanha, servida como tapas (petiscos) em qualquer canto do país, e consiste basicamente em batatas fritas com um molho de tomates bem picante. Se você não curte pimenta sorry, não vai gostar de batatas bravas. Você até pode omiti-la da receita, mas batatas bravas sem pimenta deixam de ser batatas BRAVAS certo?

Para 2 pessoas

4 batatas médias com casca
Óleo para fritar as batatas
2 tomates italianos sem sementes picados
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de extrato de tomate
1/2 xícara de água
1/2 colher (chá) de páprica
Pimenta a gosto - pode ser a dedo de moça picadinha sem sementes, ou a calabresa, ou até mesmo essas de potinho tipo Tabasco)
Sal e pimenta do reino à gosto
Uma pitada de açúcar

Refogue a cebola no azeite, em seguida o alho e os tomates. Tempere com o sal, as pimentas e a páprica, adicione o extrato, o açúcar e a água, e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Reserve.
Cozinhe as batatas em água com um pouco de sal até que fiquem macias, mas não desmanchando. Frite-as em óleo quente até que dourem e sirva com o molho picante.

Posts Sugeridos

0 comentários