Facilitando a Vida na Cozinha: congelamento
03:30
Cozinhar é uma delicia, mas também pode ser estressante às vezes, principalmente pra quem tem o tempo escasso. Muitas vezes a correria acaba nos levando a comer em restaurantes, pedir comida pronta ou apelar para os congelados - o que acaba pesando no bolso, na saúde e na balança.
Felizmente nós temos em casa um aliado que muitas vezes fica esquecido, mas que dá um bela ajuda pra quem não tem tempo: o congelador! Sim amigos, congelem comida! Vocês vão ver que, com um pouquinho de planejamento e disposição, dá pra manter a alimentação na linha mesmo nos dias mais corridos. Vou dar algumas dicas com base na minha experiência aqui em casa, vamos lá:
Molho de tomates: ao invés de preparar molho suficiente apenas para a macarronada do almoço de domingo, faça uma senhora panela de molho! O único trabalho a mais que você terá será o de picar mais tomates e cebolas, mas o resto é tudo igual. Ai é só colocar o suficiente para uma refeição em potinhos que possam ir ao congelador e você terá molho à mão sempre que precisar.
Panquecas: Imagine acordar no domingo onze horas da manhã e ainda ter que planejar o almoço? Se você tiver panquecas no congelador, fica bem mais rápido e fácil. Você pode congelar os discos ou as panquecas já recheadas em porções suficientes para uma refeição. Ai é só descongelar, colocar o molho e esquentar. Como você também tem o molho congelado, fica trabalho zero!
Recheios: aproveitando que falamos de panqueca, você também pode deixar congelado o recheio, que obviamente poderá ser aproveitado em outras receitas. Já deixe a carne moida refogada com cebola, alho e temperos e ela servirá de recheio de panqueca, molho de macarrão ou até mesmo pura, com arroz e feijão fica uma delicia! E para aqueles dias que você quer reunir os amigos ou petiscar com uma cervejinha, pode pegar parte da carne e preparar um chili delicioso (tem receita AQUI).
O mesmo vale para frango. Já deixe o peito cozido e refogado com o que você quiser, e ele vira recheio de panqueca, de torta, de coxinha, de escondidinho, de batata recheada (veja uma receita parecida AQUI).
Sopas e Caldos: já deixe a base da sopa ou caldo previamente preparada, cozinhando os legumes (exceto batata) com a carne e temperos. Congele e quando for comer, adicione a batata ou o macarrão para cozinhar na hora.
Carne de panela: faça uma quantidade maior de carne de panela com legumes (exceto batata) e congele as porções. Naqueles dias corridos é só preparar um arroz fresquinho, adicionar as batatas para cozinhar e salpicar salsinha. Comida congelada com gostinho de feita na hora!
Feijão: faça feijão em maior quantidade, tempere e congele pronto. Há quem diga que deve-se congelar somente cozido e temperar na hora de comer, mas eu sempre congelo já temperado e ele fica com o mesmo sabor!
Ensopado de frango: compre um frango inteiro e pique em pedaços (ou compre suas partes preferidas em maior quantidade) e faça refogado ou em molho, congele. Na hora de servir é só fazer uma polentinha delicia mega rápida na panela de pressão (confira AQUI) e tem uma comidinha com gosto de vó!
Salsicha: faça salsichas em molho e congele e utilize na macarronada ou no cachorro-quente.
Frango assado: congele o frango assado que sobrou do almoço. Ele pode virar um salpicão delicioso ou recheio de outra receita (veja opções lá em cima).
Pão: congele os pães que sobraram do café em porções individuais. Na hora de comer é só levá-lo ao forno baixo para que descongele e fique crocante novamente.
Essas são algumas dicas, espero que tenham gostado. Quem tiver mais dicas pode deixar nos comentários. Lembrando que cada alimento tem o tempo certo que pode ficar congelado, geralmente o ideal são 3 meses, mas é sempre bom dar uma fuçadinha no Google.
Imagem do Google
0 comentários