Puchero - Doce e Descomplicado

Puchero

13:12



Sou descendente de espanhóis e portugueses por parte do meu pai, mas nunca tive nenhum contato com a culinária desses países, pelo menos não intencionalmente. É claro que uma ou outra receita surge por aqui (bacalhau por exemplo), mas é mera coincidência mesmo, diferente da influência italiana, que sempre foi fortíssima na minha familia através da minha nonna (já começa por ai, meus amigos tem avós, eu tenho nonna haha). 

E pensando nisso, resolvi pesquisar um pouco sobre a culinária desses paises e preparar um prato espanhol. Como adoro puchero mas nunca tinha feito em casa, foi minha escolha. Aliás, adoro ensopados de todos os tipos, com carnes, legumes e grãos, portanto não teria como ter escolhido um prato diferente para iniciar meu contato com essas culturas.

Já aviso que pode ser que essa não seja a receita tradicional. Para evitar polêmicas prefiro chamá-la de puchero revisitado. Preparei como eu gosto de comer, e garanto que fica uma delicia! Ah, e "xuxar" um pão fresquinho e crocante nesse caldinho cremoso e cheio de sabor é obrigatório ;)

Comece com o grão de bico, deixando-o de molho de um dia para o outro. Usei 1 xicara. Passado o tempo, leve à uma panela de pressão com água limpa até cobrir o grão de bico e cozinhe por 15 minutos após o inicio da pressão. Reserve. Em uma frigideira, doure 100 g de bacon picadinho na própria gordura. Descarte-a e coloque o bacon sobre papel toalha. Reserve. Em uma panela ferva 1 linguiça calabresa picada por cinco minutos, escorra a água e reserve. 

Você pode pular todo esse processo e fazer tudo na mesma panela, refogando um a um, mas vai consumir uma quantidade maior e desnecessária de gordura, portanto recomendo seguir esses passos, que dão só um tiquinho de trabalho a mais.

Na mesma panela de pressão, já limpa, aqueça 2 colheres de azeite e adicione 300 g de coxão mole em cubos, refogue até ficar douradinho, em seguida junte o bacon e a linguiça e mexa por um minuto. Junte 1 cebola grande picada, refogue, em seguida 3 dentes de alho picados, deixe por mais um minuto. Acrescente 1 tomate picado sem sementes e temperos a gosto (usei pimenta do reino moida na hora, tempero para carne em pó e folhas de louro). Não acrescente sal ainda, corrija-o no final. Junte água fervente até cobrir as carnes na panela e cozinhe por 40 minutos após o inicio da pressão.
Passado esse tempo, espere sair a pressão, volte a panela ao fogo e acrescente 3 batatas e 1 cenoura em cubos, e o grão de bico reservado. Cozinhe até que os legumes estejam macios e o caldo encorpado. Corrija o sal e salpique salsinha.

Posts Sugeridos

0 comentários