Fondue de Queijo à Minha Moda (ou Creme de Queijo) - Doce e Descomplicado

Fondue de Queijo à Minha Moda (ou Creme de Queijo)

08:54



Gente, eu sei que tá calor, pelo menos por aqui, mas como as temperaturas já estão baixando aos pouquinhos e o inverno tá chegando (deveria pelo menos), já tá na hora de a gente começar a pensar em comidinhas quentinhas e gostosas né não??  =)

Eu já tratei de explicar bem o fato de este não ser um fondue de queijo tradicional porque sei que tem muita gente que é ligada a tradições, que gosta de receitas fiéis às originais, e toda essa coisa chata. Porque fala sério, esse negócio de fazer a receita igualzinha sempre, sem inovar em nada e sem mudar uma virgula é um troço chato, mas tem quem goste e fique bravo com uma pessoa abusada feito eu, que faz uma receita de creme de queijo diferente e tem a audácia de dar o nome de fondue. Ok ok. Mea culpa.

Quem conhece a receita original vai ver que muita coisa aqui não condiz com um fondue verdadeiro. Primeiro, vão todos-os-tipos-de-queijo-que-estão-dando-sopa-na-minha-frente-e-que-eu-queira-colocar-e-creme-de-leite-ainda-por-cima (e nem uso bebida alcoólica), segundo porque eu dou uma gratinada no forno e terceiro (preparem a chibatas que eu tô bandida demais - ui ui) eu não uso panela de fondue, faço na panela normal mesmo. Ha-ha.

Portanto, se você quer uma receita de fondue original, aquela que você esfrega o alho na panelinha própria, coloca a bebida, os queijos (de preferência gruyère e emmental), talecousa, sugiro nem continuar, pois aqui vou causar polêmica colega ^^

Mass, se você tá a fim de comer um creme de queijo simplesmente d-e-l-i-c-i-o-s-o, e dar a ele o nome de fondue, ou o nome que você bem entender, dá a mão aqui e vamos nessa!

Só pra constar, essa receitinha é de um casal de amigos bem especial, e conquistou de vez meu coração. Suh e Juh, thank U so much!!!

Eu começo ralando e/ou esmigalhando todos os queijos. Desta vez usei todos os restinhos que estavam na minha geladeira, que foram: gorgonzola, gouda, emmental, brie e parmesão. Não preciso lembrar que você pode usar quantos queijos quiser, e quais tipos quiser, certo? 
Coloquei tudo em uma tigela e levei 1/3 de uma caixinha de creme de leite ao fogo, em uma panela comum mesmo, pra dar uma aquecida (se você gosta do fondue com bebida alcoólica esta é a hora, é só substituir o creme de leite por vinho branco). Fui adicionando os queijos, e mexendo sempre, para que não grudassem na panela. Vá colocando também o creme de leite restante aos poucos. Tem que ficar cremoso, dependendo da quantidade de queijos pode ser que você nem use toda a caixinha, no meu caso eu usei, pois tinha bastante queijo. Pode ser também que você use mais de uma caixinha. Quando tudo estiver derretido e cremoso, corte a tampa de um pão italiano, retire o miolo e coloque o creme de queijo dentro do pão. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos, ou até gratinar. Sirva com os acompanhamentos que preferir. Eu servi com linguicinha frita, pedaços de pães torrados, batatinhas cozidas e goiabada cascão em cubinhos. Ah, nem preciso dizer que um vinhozinho pra acompanhar é obrigatório né??

Posts Sugeridos

4 comentários

  1. Quanta honra!....O negócio é o seguinte...para a receita ficar perfeita tem que adicionar os melhores anfitriões! Simplesmente fantástico... receita excelente + amigos = diversão! RECOMENDADO!
    Parabéns pelo blog....e pelas receitas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Junior, a companhia faz qualquer receita ficar mais especial...

      Obrigada por me apresentar este fondue :)

      Excluir