Molho de Tomate Italiano - O Verdadeiro
06:01
Depois de quatro dias de sossego, tá na hora de voltar à labuta né? So, we are back on track duplamente - ao trabalho e à dieta! Senhor, quem consegue se manter na linha em feriado prolongado?? Se alguém erguer a mão, merece um Oscar da disciplina hoho. Eu tô aqui contabilizando os estragos, e olha, vou ficar com a Framboesa de Ouro* mesmo hahaha.
Pra compensar os dias de fartura, só comidinhas bem leves e saudáveis, e hoje tem receita desse molho da foto, simplesmente incrivel! Isso porque ele é o verdadeiro molho de tomates italiano, simples de tudo, que leva poucos ingredientes e fica maravilhoso, super suave! Vi um video no Youtube de um chef italiano fazendo (infelizmente não vou lembrar o canal) e reproduzi em casa. Não vou mentir, dá um trabalhinho tirar a pele e as sementes de tantos tomates, e o preparo é demorado, mas compensa todo o esforço, juro! Depois de experimentar esse vai ser dificil você se contentar com molho industrializado!
Os ingredientes são apenas 4: tomates, cebola, manjericão e azeite, além é claro do sal e da pimenta. Só. Quanto ao tipo do tomate, o indicado para essa preparação é o italiano, aquele mais compridinho sabe? Ele tem menos sementes e é mais doce, ideal para molhos. Mas se não tiver não tem problema, use qualquer outro, desde que esteja bem maduro. Vou colocar o passo-a-passo aqui, e espero muito que vocês façam porque esse é melhor molho de tomates da galáxia!
Vamos começar tirando a pele e as sementes dos tomates. Em uma panela grande, coloque bastante água e leve para ferver. Agora, pegue 10 tomates (sim, são 10 tomates, mas tem que ser tudo isso mesmo) e faça um corte em cruz na "bundinha" deles como na foto abaixo. Esse processo serve para facilitar a retirada da pele.
Quando a água ferver, coloque os tomates e deixe por um minuto ou até perceber que a pele está começando a desgrudar. Retire com uma espumadeira e coloque-os em uma vasilha com água gelada, para interromper o cozimento. Agora, é só tirar as peles, o "olhinho" dos tomates e as sementes.
Coloque parte dos tomates em um processador. Você até pode usar o liquidificador, mas eu não gosto porque ele tritura demais, se tiver o processador é melhor. Processe os tomates, colocando aos poucos. Em uma panela, coloque umas 4 colheres de azeite e junte 1 cebola picada. Refogue bem, mas sem deixar dourar. Junte os tomates processados, tempere com sal e pimenta (mas coloque pouco sal, pois você acertará depois) misture bem e coxinhe por aproximadamente 1 hora. Sim, é bastante tempo, mas necessário para que toda a água que os tomates irão soltar sequem e o molho encorpe. No meu caso foram 50 minutos, mas o tempo varia, pode levar mais ou menos do que isso. A quantidade de tomates também interfere, se for fazer mais molho, levará mais tempo. Mexa de vez em quando.
Passado esse tempo, se o molho estiver bem encorpado e com gosto de molho (e não com gosto de tomate cru) está pronto. Agora é só colocar folhas de manjericão à gosto, corrigir o sal e a pimenta e cozinhar por mais um minuto. O manjericão não pode ser colocado no inicio da receita porque amarga o molho.
Essa quantidade de tomates rende pouco molho, o suficiente apenas para uma refeição. Se quiser você pode fazer em maior quantidade e congelar em porções.
*Framboesa de Ouro: paródia do Oscar, é um prêmio que premia os piores filmes e atores do ano.
2 comentários
Molho caseiro é tudo de bom!
ResponderExcluirMolho caseiro é tudo de bom!
ResponderExcluir