Pudim de Coco e Baunilha - Doce e Descomplicado

Pudim de Coco e Baunilha

05:04



Dúvida é um treco chato, mas é também o que nos impulsiona a crescer. Já dizia Voltaire, devemos julgar um homem não pelas suas respostas e sim pelas suas perguntas, de modos que quem tem dúvidas e perguntas vai mais longe do que quem acha que sabe tudo e não tem nada a aprender.

Me peguei pensando que nome deveria dar à essa sobremesa. Seria pudim, flan ou mousse? Se fiz na forma com furo no meio, não pode ser mousse. Li que a caracteristica do pudim é levar ovos na sua composição, então também não é pudim. E apesar de ter constatado em minhas pesquisas que a consistência do meu docinho muito se parece com um flan, li que a receita também leva ovos, então não é flan. Poderia então misturar o nome das três e criar uma sobremesa só minha. Mas depois de muito pensar, vi que ninguém se interessaria em reproduzir em casa uma receita que levasse o nome de mouflandim, por mais gostosa que fosse ^^

Ai pensei nessa coisa toda do que é certo ou errado na cozinha. Muitas receitas foram criadas há zilhões de anos e com certeza sofreram adaptações ao longo do tempo. Então, já parou pra pensar que talvez aquela receita que está na sua familia há gerações, e que todo mundo está convicto e defende com unhas e dentes que é a original de 736 a.C. pode não ser tão original assim? Canso de ver blogs por ai sendo bombardeados com comentários do tipo: "essa receita está errada", "isso não é Paella nem aqui nem na China", blá blá blá. Perai né gente! Vamos parar de achar que somos donos de uma verdade que existe muuuuito antes de nossos tataravós nascerem, eu hein. Até porque receita não tem dono, cada um pode mudar o quanto quiser. Lembram da história do macarrão né? A gente cresceu achando que era invenção dos italianos quando na verdade é dos chineses...ou dos árabes...sei lá, cada um diz uma coisa...

Minha opinião: a comida deve agradar a quem come. Não importa se é Tiramisù sem mascarpone, Moussaka sem berinjela ou Paella sem camarão, o que importa é ser boa. Simples assim. Portanto decidi, esse é um flan, ponto. Mas pode ser pudim se você assim desejar. Ou mousse, ou QUALQUER COISA QUE VOCÊ QUEIRA!

E com isso tudo eu concluo que prefiro ser a pessoa das dúvidas e perguntas do que viver na ignorância de achar que sei tudo ;)


Flan ou Pudim de Coco e Baunilha

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 vidro de leite de coco
2 pacotes de gelatina sem sabor hidratadas conforme instruções da embalagem
50 g de coco ralado em flocos sem açucar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Bata no liquidificador o leite condensado, creme de leite, leite de coco e a baunilha até misturar bem. Adicione as gelatinas já hidratadas pela tampinha menor do liquidificador, sem parar de bater. Desligue e acrescente o coco, misture com uma colher. Unte forminhas individuais ou uma forma maior com óleo e despeje a mistura. Leve à geladeira até firmar, desenforme e sirva.

A caldinha de morangos que eu servi junto é uma receita que eu sempre faço e você pode conferir clicando aqui.

Posts Sugeridos

2 comentários