Bala de Leite com 1 Ingrediente - Ou Um Erro que Deu Certo - Doce e Descomplicado

Bala de Leite com 1 Ingrediente - Ou Um Erro que Deu Certo

10:59


A história dessa bala de leite é mais ou menos assim: uma coisa que não era pra ser e acabou sendo. Entendeu?? Calma que eu explico.

Esses dias eu queria fazer uns brigadeiros de maracujá com doce de leite (clica aqui pra ver) para presentear uma amiga, mas como ia vê-la dali algumas horas, precisava do doce de leite tipo pra ontem. Decidi então testar uma receita de doce de leite de microondas que vi em vários blogs que acompanho, e que tinha tudo para resolver o meu problema. Ocorre que meu doce de leite não ficou exatamente como tinha de ficar, não sei se por erro meu (duvido, afinal, como se pode errar uma receita tão fácil??) ou se realmente essa é a consistência dele, que ficou pegajoso, meio durinho. Como não ia conseguir rechear o brigadeiro com esse doce de leite que mais parecia uma bala de leite, eis no que ele se transformou: numa bala de leite!!! 

E essa receita nem parece um erro que deu certo, porque fica gostosa mesmo, sério. Parece aquelas balas de leite que a gente comia na infância, que grudava nos dentes sabe (amo)?? Comford food de primeira!

Faz assim: coloca o leite condensado em uma vasilha beeeem grande que possa ir ao microondas. Não estou exagerando viu colega, coloca a maior vasilha que você tiver ai, porque se for pequena o trem vai subir e derramar no microondas...é sério, aconteceu comigo rs...e olha que usei uma vasilha que na minha opinião já era grande.

Dica: faça em duas etapas, colocando meia lata de leite condensado por vez.

Leve a vasilha ao microondas na potência máxima por 3 minutos. Retire e bata por um minuto com um fouet. No fundo da vasilha você vai ver um leite condensado mais escurinho, é assim mesmo, mistura tudo. 

Volte ao microondas por mais 1 minuto. Retire e bata novamente com um fouet por mais um minuto. Ele fica com cara de talhado, mas não esquenta que é assim mesmo, quando você bater ele vai voltar ao normal. Vá repetindo esse processo até seu doce de leite atingir a cor e consistência desejada. No meu caso foram os 3 minutos iniciais e mais 2 minutos divididos em duas vezes, totalizando 5 minutos, mas esse tempo varia de microondas para microondas. 


Essa é parte que eu diria pra vocês: "agora é só utilizar o doce de leite, que fica igualzinho o que é cozido na pressão", mas sinto desapontar, não é nada disso. O sabor dele fica diferente, bem mais suave. A cor também não fica igual, e a consistência, como eu falei, não ficou cremosa como eu esperava. Além disso ele não rende como quando feito com o processo normal. Quando você cozinha uma lata de leite condensado na pressão, tem exatamente 1 lata de doce de leite. Quando faz no microondas ele reduz um pouco.

Conclusão: se fosse pelo doce de leite em si, não repetiria a receita, prefiro o preparo convencional. Mas para fazer essa bala, compensa, porque fica deliciosa. 

Para a bala, é só esperar o doce de leite esfriar, pegar um pouco com uma colher e fazer uma bolinha como se estivesse enrolando um brigadeiro. Ai é só dar uma leve achatada na bolinha de todos os lados, para que fique no formato de uma bala mesmo, e colocar em um prato untado com manteiga. Por ultimo, corte retângulos pequenos de papel manteiga e embale as balinhas. Conserve fora da geladeira.


Posts Sugeridos

4 comentários

  1. Diretooooo do túnel do tempooooo!! Adorava essa bala, minha bisavó fazia, mas era do modo convencional, ou seja, demorado demaissss!! Se ela visse essa receita ela ia me xingar kkkkkkk mas vou tentar!!
    Bjuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tentar que vai conseguir, não tem erro!!! Bjuss

      Excluir
  2. Muito fácil!! Vou ao microondas agora!!! Amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só Cybele? Falei pra vc que era fácil? Dps me conta se deu certo aí ;)

      Excluir