Um Pezinho na Itália - Doce e Descomplicado

Um Pezinho na Itália

11:07

Imagem daqui

Desde criança sempre tive um amor especial pela Italia e pela comida italiana. Acredito que o pontapé inicial deu-se devido à influência da minha nonna (ou avó, caso queiram), filha de italianos. Meu nonno também era, mas como ele morreu antes de eu nascer, pouco sei de seus pais. Minha nonna sim, ela sempre fala muito dos seus - da vida que levavam em suas cidades - minha bisavó em Mântua, e meu bisavô em Cremona - das dificuldades que passaram, e, a parte que mais me interessa, das comidas que preparavam.

Mas creio que meu gosto pela Itália e seus pratos vão muito além de tudo que já ouvi dela, na verdade nasceu comigo. Sempre AMEI polenta, pães, tomate, massas com muito molho e queijo, maiores paixões dos italianos. O primeiro prato que preparei na vida foi macarronada. Não tinha como ser diferente, era o que eu mais gostava de comer.  Quantas vezes ouvia minha mãe falar "essa não nega o sangue de italianos" ou "ehh italianinha" cada vez que me via repetir o prato de macarrão ou polenta, ou quando eu pegava um pedaço de pão e molhava no molho de tomates recém preparado. Costume de italianos, creio eu.

Hoje, quando via os arquivos do blog, decidi criar uma categoria de receitas italianas. E me surpreendi ao ver que já fiz muitas, mais do que eu esperava. Por isso acho que a culinária italiana faz parte de mim, muito mais por apreciação e gosto pessoal do que por influência da minha familia. É o que eu gosto de comer, o que eu gosto de preparar. Sempre gostei mais de fazer sobremesas, ainda estou entrando para o mundo dos salgados, mas sei como fazer uma boa massa com molho de tomates. Ontem fiz para o meu marido a seguinte pergunta: se você fosse definir uma receita salgada que mais me descreve, me identifica, qual seria? E ele imediatamente me respondeu: macarrão.

E esses dias, comprei o livro A Cozinha Italiana do Cake Boss. Na verdade, eu nunca havia parado para pensar se o Buddy Valastro já tinha escrito livros, apenas gostava muito dele por causa do Kitchen Boss (não gosto do Cake Boss), sempre me identifiquei muito com tudo o que ele cozinhava, não me lembro de uma receita que ele preparou que não tenha gostado (isso acontece com muita frequência em outros programas, como o do Nigel Slater ou da Nigella por exemplo - embora goste muito deles, muitas receitas não me agradam), e admiro a paixão que ele tem pela comida e por sua familia - outra caracteristica dos italianos. Descobri o livro dele por acaso, passeando pela seção de gastronomia de uma livraria. Quando vi, não pensei duas vezes e trouxe pra casa. É muito amor em forma de livro, pelo menos para o meu gosto. E detalhe, o Buddy molha o pão no molho de tomates assim como eu :)



Resumindo: agora quero T-O-D-O-S O-S L-I-V-R-O-S D-E C-U-L-I-N-A-R-I-A I-T-A-L-I-A-N-A D-E-S-T-E M-U-N-D-O! TODOS! Porque apesar de conhecer boa parte das receitas e preparos, senti como foi prazeroso folhear as páginas deste livro, mais do que qualquer outro, saborear cada receita com os olhos e com a memória afetiva. Como diria um trecho do livro: "a comida é importante em todas as culturas por envolver uma parte tão grande de nossos sentidos e disparar lembranças como nenhuma outra coisa."
É a mais pura verdade.


"...a comida é importante em todas as culturas por envolver uma parte tão grande de nossos sentidos e disparar lembranças como nenhuma outra coisa." (Buddy Valastro)


Agora, graças a esse maravilhoso livro e minha inclinação natural pela comida italiana, o Doce terá muito mais receitas do gênero. Espero que vocês gostem!

Quem assim como eu ama comida italiana deveria comprar este livro. Além das receitas, tem um pouco da história do Buddy Valastro, muito bonita por sinal. Ele fala muito de sua familia, de como são unidos, e de como a comida tem papel fundamental nessa união. Eles ainda tem valores por muitos esquecidos e que deveriam ser resgatados, como reunir-se à mesa todos os domingos e desfrutar de uma refeição em familia. Para quem não conhece a culinária italiana também é uma ótima opção, pois todas as receitas são fáceis e possiveis. E quem não gosta de comida italiana...ah, acho que não existe ninguém :)

Beijos a todos e logo apareço com mais receitas!

Posts Sugeridos

2 comentários

  1. Parabéns pelo texto!! Espero q seu sangue italiano se espalhe por aqui!!
    Sou suspeita... Afinal de contas amo comida italiana e meu pezinho passou por lá tbm!!

    Maos a obra e manda bala nas receitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su! E quem não ama comida italiana? Pode deixar que muitas receitinhas passarão por aqui!

      Excluir