Antepasto de Berinjela - Doce e Descomplicado

Antepasto de Berinjela

04:56


Simplesmente amo berinjela, de qualquer jeito: frita, na salada, lasanha, em qualquer preparação ela fica ótima! No meu casamento teve uma caponata deliciosa que ainda não reproduzi em casa, por puro deixa pra depois mesmo...a gente vai fazendo uma coisa e outra e acaba esquecendo tantas receitas gostosas que gostariamos de preparar né? Mas tá no meu caderno, um dia ela aparece por aqui.

Esse antepasto vi lá no Pimenta no Reino, e achei interessante porque o preparo difere de todos os outros que já vi. Fiz minhas adaptações - muitas na verdade - porque não tinha todos os ingredientes em casa, mas queria fazer a berinjela logo, então usei o que tinha. A receita original você encontra no link.

As quantidades de ingredientes que usei rendeu um potinho pequeno, porque todas as receitas que eu preparo pela primeira vez faço de pouquinho, caso eu não goste (dificil isso acontecer, masss), e também para não comer mais do que devo rs, então se quiser uma quantidade maior dobre os ingredientes.

Pra fazer o meu antepasto adaptado, descasque 1 berinjela pequena, corte-a em fatias, no sentido do comprimento, e depois em tiras finas. Disponha as tiras em um escorredor e salpique bastante sal, para tirar o amargo. Reserve por 2 horas. Refogue uma cebola em tiras e 1 dente de alho grande picado no azeite. Na receita original vai pimentões em tiras no refogado, queria muito ter colocado mas não tinha, então fica a dica. Quando estiver bem refogado acrescente 1/4 de xicara de vinagre ou vinho branco (usei vinagre) e deixe evaporar. Por ultimo, coloque azeitonas, pimenta e bastante orégano. Lave bem a berinjela e esprema-a para tirar toda a água. Desligue o refogado e junte a berinjela, misture bem e acerte o sal, se necessário. Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra com azeite. Conserve na geladeira.

Você pode servir esse antepasto com pão italiano, torradinhas ou o que preferir. Eu servi junto com esse pão de cerveja que tá meio desfocadinho ai na foto, e que logo venho mostrar pra vocês também!

Posts Sugeridos

0 comentários