Das Coisas que o Blog me Proporcionou - Doce e Descomplicado

Das Coisas que o Blog me Proporcionou

06:16

Imagem daqui
Todo mundo deveria ter um blog. Um espaço para falar sobre o que se gosta e pensa, seja qual for o assunto. Um lugar onde podemos ser nós mesmos.

Desde que criei o Doce, há um ano e sete meses atrás, ele foi adquirindo uma importância cada vez maior na minha vida e na minha rotina, e hoje, por mais que tudo esteja corrido, criar um espaço no meio dessa correria para me dedicar a este cantinho que me faz tão bem tornou-se obrigatório. É como eu sempre digo, devemos fazer mais daquilo que gostamos. Por mais que as vezes eu sinta que estou falando com as paredes (sim, às vezes me sinto assim, então façam o favor de me deixar mais comentários para que eu não me sinta sozinha ok? :P), por mais que as vezes eu tenha bloqueios criativos ou mesmo falta de assunto, passar por aqui para simplesmente falar um oi ou desejar um bom fim de semana é tão importante quanto cozinhar, assistir um filme, ler ou até mesmo trabalhar. É, vocês são importantes rs...

O Doce tem um valor imensurável para mim. Penso que tudo que lemos, aprendemos, entendemos e praticamos só vem para agregar mais e mais, e conhecimento e cultura ninguém pode tirar da gente. E o Doce me agregou e agrega muita coisa. A cada dia, a cada receita, a cada texto que escrevo sinto que estou melhor como cozinheira, fotógrafa, escritora e até como pessoa.

Tudo o que o Doce me agregou (e continua agregando):

- Tenho momentos de satisfação e felicidade: cozinhar, fotografar, escrever e postar minhas receitas aqui me trazem uma felicidade imensa, pois é o que gosto de fazer. De inicio, o Doce veio para me distrair e me fazer ficar em pé, depois de ter perdido meu pai de maneira totalmente inesperada. E quem perdeu um ente próximo e querido sabe como dói e como perdemos o rumo as vezes. O Doce veio para que, nos momentos de dor, eu tivesse algo que me fizesse bem ao qual poderia me apoiar. E até hoje, nos momentos difíceis, sinto que estar aqui me mantém firme na caminhada, por mais difícil que tudo possa estar;

- Adquiri muitos conhecimentos sobre gastronomia: li e aprendi muito sobre técnicas, preparos, ingredientes e pratos que até então não conhecia;

- Tenho motivação: o fato de saber que ainda sei muito pouco e que ainda há muito a ser explorado me motiva e inspira;

-Tornei-me mais chata seletiva: conheci mais de perto o sabor do parmesão fresco na macarronada, do azeite, do chocolate amargo (antes só comia ao leite, e hoje acho doce demais), das favas de baunilha no creme do bolo, da mostarda Dijon, de queijos diversos (antes só comia mussarela), das ervas e temperos e tantas outras coisas. Não posso dizer que nunca mais existirá um pacotinho de queijo ralado na minha dispensa, ou que nunca como uma barra de chocolate que arde a garganta de tão doce. Mas no geral aprendi a selecionar melhor os ingredientes que coloco na minha comida;

- Reaprendi a comer: muitas coisas que eu achava que não gostava hoje estão sempre presentes na minha cozinha, algumas delas: queijo gorgonzola (eu odiava), salsinha, maionese, mostarda, mel, damasco, pimentas, panetone (eu tirava as frutinhas), e muitas outras coisas;

- Eliminei alguns pré conceitos: minha mãe detesta ovo e tudo que tenha ovo. Quindim ela não pode nem ver na frente. E nem precisa ter o sabor do ovo ou a cor das gemas para ela não gostar. Basta saber que um prato leva uma quantidade demasiada de ovos que ela não come. E por esse motivo, eu cresci achando que tudo o que tinha muito ovo não prestava. Hoje descobri que cada pessoa tem um gosto, uma preferência, e o que é ruim para mim ou para você pode não ser para os outros. Existem variedades enormes de pratos e ingredientes, e as pessoas podem gostar de alguns e desgostar de outros, e conhecer e respeitar essa diversidade é fundamental. Hoje como quindim, tiramisù, amo x-egg e encaro um ovo com a gema mole sem maiores neuras. Tá, ainda estou reunindo um tiquinho de coragem para encarar uma massa a carbonara, mas tenho certeza, chego lá.
E assim como o ovo muitas outras coisas que me pareciam impossiveis de se comer tornaram-se absolutamente normais, porque me permiti abrir a cabeça e conhecer mais a fundo;

- Aprendi a ter mais paciência: não, eu ainda não sou um modelo de paciência a ser seguido, e creio que estou anos luz longe disso. Mas a gastronomia de certa forma nos ensina a ser mais pacientes e menos ansiosos, porque a comida tem seu próprio tempo para ficar pronta, e esse tempo nem sempre é o que queremos e esperamos. Logo no comecinho, eu não tinha a menor paciência de esperar o bolo esfriar, o pudim firmar, a carne dourar, e perdi muitas receitas por isso. Não que hoje isso não aconteça - os bolos continuam despencando porque insisto em desenformá-los ainda mornos, tamanha a minha ansiedade - mas acredito que melhorei muito nesse quesito. Aliás, essa é outra coisa que a gastronomia também nos ensina: nem sempre a receita ficará como esperamos, e a próxima ficará melhor que a anterior, porque nós também melhoramos e nos aperfeiçoamos. O segredo é nunca desistir de superar nossos próprios resultados.

Bem, é isso, acho que definitivamente não sou mais a mesma pessoa que criou um blog de gastronomia lá em 2013. Muita coisa mudou desde então. Nós vamos mudando conforme a vida vai acontecendo e nos ensinando. E eu espero continuar aprendendo mais e mais, e que sempre hajam coisas novas a se aprender, porque é isso que nos move. E sei que no que depender do Doce e Descomplicado, sempre haverão caminhos novos a serem descobertos! Ansiosa por descobrir!

Posts Sugeridos

6 comentários

  1. Marcele, é bem isso que acontece, acho que você explicou bem como muda a vida da gente quando temos um blog - acho que isso vale para qualquer nicho. Antes de ter o meu achava que era moleza fotografar comida, mas quando me vi com a câmera na mão tentando achar um bom ângulo, boa luz e que ainda mantivesse a privacidade do interior da minha casa, putz, vi o quanto era difícil, e depois de quase 6 anos ainda acho que sei muito pouco do assunto.
    Ter livros de receitas me ajudaram bastante, hoje virou praticamente um hobby compra-los, nem tenho tantos porque fico me policiando. Com eles aprendi técnicas, novos ingrendientes, outros meios de fazer um mesmo prato (antes só sabia fazer bolo do jeito que minha mãe me ensinou), e ainda melhorou bastante meu inglês (eu odiava aprender inglês com todas as forças).
    Legal saber que seu blog tem o mesmo tempo de vida que a minha filha, achei uma feliz coincidência :)
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tati, esse universo da blogsfera e da gastronomia é muito amplo, e por mais que a gente aprenda a cada dia, sempre há algo novo a ser explorado. Eu não tenho muitos livros ainda, aliás, tenho poucos considerando minha paixão pela cozinha, mas pretendo aumentar a biblioteca muito em breve! Mas o que vc falou é verdade, até idiomas a gente aprende um pouquinho, aprendi várias palavras em francês e italiano...esse mundo da gastronomia é maravilhoso :)
      Sério que sua filha já tem 1 ano e 7?? Nossa, pelas fotos do Insta parece que ela é mais pititiquinha :D
      Beijos e obrigada pelas palavras!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto Ma!! E continue sempre se motivando e nos motivando a criar coragem e enfrentar a cozinha na cara e coragem, afinal é errando que se aprende!! Já fui sua professora (Teacher - prefiro assim =D) te ensinando e passando o que eu sabia!! Agora é você que me ensina com as receitas e dicas de culinária!! E pode esperar que mtas mensagens vão ser enviadas perguntando as coisas sobre culinária... =)

    Continue arrasando como sempre, com suas receitas, fotos, dicas e textos como esse que nos fazem pensar e agir!!
    Parabéns Amoreee ou chuchu kkkkkk

    Bjuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Su! Fico feliz de saber que o pouco que sei é util para tantas pessoas! Quero ver essas mensagens mesmo hein ;P

      E nosso jantarzinho?? :)

      Bjuu

      Excluir
  3. Notável talento como escritora! Sabe se colocar muito bem e transmitir de forma simples sua mensagem.
    Parabéns amor! Você só pode ir longe com o Doce e Descomplicado.

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amor, por suas palavras e seu apoio! Te amo muito!

      Excluir