Bolo de Chocolate Cremoso - Doce e Descomplicado

Bolo de Chocolate Cremoso

06:13



Uma vez ouvi falar, e não sei se é verdade, que as pessoas que conhecem a fórmula da Coca-Cola assinam um termo de sigilo sob pagamento de multa altissima em caso de vazamento de informações. Jamais, nem sob tortura, podem revelar a formulação do refrigerante mais famoso do mundo. Eu acho que é verdade mesmo: imagina se numa churrascada em familia um desavisado qualquer, depois de umas biritas a mais, resolve dar com a língua nos dentes?  Melhor colocar a conta bancária do cara na roda mesmo, por precaução.

Sempre me lembro disso quando peço uma receita pra uma pessoa e ela discretamente se nega a me passar. Porque eu sou caruda mesmo, quando gosto de alguma coisa pergunto como faz, e embora ache que não tem nada de mais nisso, sinto que tem gente que não gosta de compartilhar. Sabe aquela história de "não tenho a receita, depois te passo" e não passa nunca? Ou "faço a tanto tempo essa torta que nem tenho anotado mais", ou "coloco tudo de olho, não sei te dizer as medidas"? Pois então, essas são as principais desculpas das pessoas, que não sei porque, guardam a sete chaves suas receitas como se fosse a receita secreta da Coca-Cola. Será que elas também assinaram alguma coisa?

Acho que coisas boas devem ser compartilhadas, e adoro quando as pessoas me pedem receitas. Não é legal saber que apreciaram tanto seu bolo que querem comer de novo? Que tem gente por ai reproduzindo algo que partiu de você? Eu acho o máximo. Mas tem gente que discorda. Deve ser necessidade de exclusividade, sei lá. Uma espécie de narcisismo gastronômico, do tipo só-eu-sei-fazer-tal-receita-que-todo-mundo-ama ou ninguém-faz-pudim-de-leite-igual-a-Maria. Tem gente que tem necessidade de ser o centro das atenções, imagino eu. 

E como é mais fácil conseguir a fórmula da Coca-Cola do que algumas receitas por ai, vou dar uma de raposa e as uvas: não queria mesmo...


Bolo de Chocolate Cremoso (Sem Farinha)

Casquinha crocante por fora, cremoso por dentro, esse bolo tem a textura parecida com um brownie, mas muito, muito mais cremoso. Além disso, não leva farinha de trigo. Com sabor denso de chocolate, combina perfeitamente com morangos e chantily ou uma bola de sorvete. Uma sobremesa realmente incrivel!

Ingredientes

1 barra de chocolate meio amargo picadinho - entre 115 e 130 gramas
1/2 xícara de manteiga sem sal
3 ovos em temperatura ambiente
3/4 de xícara (rasa) de açucar
1/2 xícara de chocolate em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo

Derreta a manteiga e o chocolate no micro-ondas (de 30 em 30 segundos e mexendo nos intervalos, para não queimar o chocolate). Reserve. Bata os ovos com o açucar até formar um creme fofo, junte então o chocolate em pó e a baunilha e misture bem. Adicione por último a mistura de chocolate e manteiga, que já deve estar morna, e incorpore. Despeje em uma forma de 15 cm untada com manteiga e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos, ou até que se forme uma casquinha crocante por fora e ao enfiar um palito ele saia levemente úmido, parecendo que não está totalmente assado. Sirva quente ou frio.

Posts Sugeridos

0 comentários