Estronogofe de Chocolate - Doce e Descomplicado

Estronogofe de Chocolate

12:07


Sempre me divirto com a reação de espanto das pessoas que nunca ouviram falar de estronogofe de chocolate. E super entendo também: quem não conhece muito de cozinha deve supor que seja uma mistura do famigerado estronogofe com chocolate - é de dar nó na cachola e no estômago mesmo.
Sempre explico que essa receita não é nenhuma gororoba exótica, mas apenas um creme de chocolate, e que o nome deve ser uma simples analogia - ambos são pedaços de alguma coisa em um creme a base de creme de leite. Pronto.

Mas vejam só, vocês sabiam que nem o ''clássico'' estrogonofe que a gente conhece é do jeito que a gente acha que é? Pois é, não é não. O verdadeiro, aquele que foi inventado na Rússia, nem champignon levava. Era apenas uma mistura de carne picada na ponta da faca, mostarda e páprica, servida com creme azedo. Ai a receita foi se espalhando mundão afora, e o povo se achou no direito de trocar a carne por um frango aqui, colocar um champignonzinho ali, dar uma flambadinha acolá e vejam o resultado: a gente acha que está comendo um prato chique russo e na verdade é mistureba adaptada. Mas é tão gostoso né?

E pra fechar esse post estronogofístico com chave de ouro e abrir mais ainda a cabeça de vocês para toda essa revolução, outra informação: tem paises da Europa que fazem estrogonofe de salsicha, e olha, tô doida pra experimentar!


Estrogonofe de Chocolate

Você pode colocar o que quiser para incrementar seu estrogonofe: chocolate branco picado, uvas passas, castanhas, nozes. E para deixar essa sobremesa um pouco menos doce, substitua o chocolate em pó comum por cacau em pó ou chocolate em pó 70%. Achocolatado nem pensar!

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1/4 de xícara de leite
1 colher de manteiga
3 gemas peneiradas
3 colheres de chocolate em pó
150g de chocolate ao leite picado em pedacinhos bem pequenos
Chocolate granulado para decorar

Preparo
Leve ao fogo baixo o leite condensado, o leite, a manteiga, as gemas e o chocolate em pó, mexendo sem parar até adquirir ponto de brigadeiro de enrolar. Desligue o fogo e junte o creme de leite, incorpore. Espere esfriar completamente e bata o creme na batedeira por aproximadamente 3 minutos, para dar uma leve aerada. Misture o chocolate ao leite e coloque em uma travessa ou tacinhas individuais. Leve a geladeira por mais ou menos 3 horas. Decore com o chocolate granulado na hora de servir.

Posts Sugeridos

0 comentários