Um Ano de Saudade - Doce e Descomplicado

Um Ano de Saudade

08:39

Hoje faz um ano que meu pai se foi. Um ano de saudade, embora pareça que foi ontem, ou embora pareça que nunca aconteceu.


Quando meu pai partiu, um misto de sentimentos me invadiu. Veio a dor, a tristeza; depois a revolta, a sensação de que era muito cedo para ele ir, que ele não poderia conhecer seus netos e envelhecer. Depois vem a culpa de coisas que você fez e não fez, e logo depois o entendimento que não existe culpa. E depois, muito depois de tudo isso, vem a saudade. Somente a saudade. Vão-se as tristezas e as revoltas, e só fica um pontada dolorida de saudade no coração. Porque o tempo se encarrega de nos acalentar e de colocar tudo no seu devido lugar.

Logo no inicio da perda, eu me culpava porque muitas vezes não tive paciência, ou tive raiva, ou nem sempre agi como ele esperava que eu agisse. Mas depois a gente se perdoa, porque entende que somos imperfeitos, e que muitas vezes vamos decepcionar as pessoas, assim como elas também nos decepcionarão, e isso não significa falta de amor. E hoje sei que apesar dos meus defeitos, eu sempre fui uma boa filha, ou a melhor filha que pude ser. E tenho certeza que ele se foi orgulhoso de mim. 

Hoje restou saudade. Saudade dos bons momentos, da risada gostosa que ele tinha, da infância feliz que ele me proporcionou. Tudo que sou é graças a ele e minha mãe. Mesmo sendo uma pessoa humilde, ele soube me ensinar o que realmente importa nessa vida, que é o respeito, a dignidade, a honestidade. Tudo isso ninguém tirará de mim, assim como não tiraram dele. Ele partiu levando tudo isso com ele, da maneira mais digna que podia ser.

Hoje deveria ser um dia triste, mas é um dia apenas de saudade. Um dia de lembranças, e de algumas lágrimas também. Ontem eu me lembrei que há exatamente um ano atrás eu via meu pai vivo pela ultima vez. Se eu soubesse, teria lhe dado um abraço, um beijo, e dito o quanto eu o amava. Mas a gente nunca sabe quando será, e acho que este é justamente o ensinamento que fica: devemos sempre deixar as pessoas que amamos com palavras e gestos doces e carinhosos, porque pode ser a ultima vez que as vejamos. 

E pensando nisso, chorei. Chorei muito. 

Hoje acordei bem. A saudade não passou, e nunca vai passar, mas fica um sentimento de paz, porque eu sei que ele está em um bom lugar, olhando por nós, e livre de todo mal. Eu gostaria que ele estivesse aqui, mas as coisas não acontecem no nosso tempo. Acontecem no tempo de Deus. Cada um tem a sua hora e a sua missão. Ele cumpriu a dele, eu ainda não cumpri a minha, então devo seguir em frente. Sentindo saudade, chorando, enxugando as lágrimas e encarando a vida. Sempre em frente. Porque um dia ainda quero reencontrá-lo, e quem sabe, dar-lhe um abraço, um beijo e dizer a ele o quanto o amo e o quanto ele me fez falta.


Te amo muito pai...um dia a gente ainda vai se encontrar.

Posts Sugeridos

2 comentários

  1. Oi Amor,

    Sempre estou acompanhando o seu Blog, discretamente e nas horas em que não estou perto de você e de alguma forma quero estar! Leio suas palavras e isso me traz serenidade, calma, e a certeza redobrada de que tenho uma grande mulher ao meu lado não apenas como uma esposa, mas uma amiga, companheira, conselheira e por aí vai.

    O meu amor por você ultrapassa barreiras e é um compromisso que assumi junto a Deus desde que recebi você no altar das mãos do seu querido pai. Você é uma pessoa linda, em todos os sentidos! Portanto, siga com esse seu lindo sorrizo encarando a vida e suas dificuldades, junto comigo sempre!

    Me conforte e me guie em minhas decisões como você sempre faz! Eu te amo muito e tenho o maior orgulho de ter conhecido seu pai, meu querido sogro, e sei que ele está num bom lugar olhando por todos nós e feliz com nossa família.

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amor, foi uma grande surpresa receber uma mensagem sua! Obrigada de coração, e saiba que também tenho muito orgulho de poder dividir minha vida com você! É incrivel como nos completamos, não tenho dúvida que fomos feitos um para o outro!

      Saiba que sempre estarei ao seu lado, te apoiando, celebrando os momentos bons e encarando os dificeis. Porque casamento é isso ai, camaradagem e cumplicidade. Pode ter certeza, você encontrou uma pessoa que cuidará de você todos os dias da sua vida!

      E quanto ao meu pai, não tenho dúvida que, onde quer que ele esteja neste momento, está sorrindo e orgulhoso pela familia que formamos...ele sabe que você cuidará muito bem da Marcelinha pão e vinho dele...rsrs...

      Te amo!

      Excluir