O Tamanho das Pessoas - Doce e Descomplicado

O Tamanho das Pessoas

08:54

Hoje parei pra pensar em quanta gente passa pela nossa vida...muita gente mesmo...algumas por algum tempo, outras por muito tempo, até mesmo a vida toda, e outras ficam por um periodo muito curto e logo partem.

Ai comecei a pensar no tamanho das pessoas que passam pela nossa vida. Não o tamanho no sentido real da palavra, em metros e centimetros, mas em humanidade, amizade, amor, solidariedade. E pensei que o que define o quanto uma pessoa é grande ou pequena não é o tempo que você conviveu com ela, e sim a maneira que conviveram, a qualidade do relacionamento que tiveram.

A inspiração para esse post veio depois de eu passar algumas boas horas (5 horas pra ser mais precisa, mas vamos deixar essa parte pra lá) em uma fila de uma órgão público junto com um monte de pessoas que eu nunca havia visto na vida e que me marcaram muito mais do que outras que convivem comigo há anos. Criamos uma amizade ali, conversamos sobre tantas coisas, rimos e até acabei almoçando com uma delas depois, e isso valorizou aquele momento. Muita gente nem se importaria com uma situação como essa, talvez ficasse reclamando o longo periodo de espera na fila, mas eu, que sempre fui meio filosófica, poética e totalmente emocional, vi o lado bom daquele momento. Não, eu não gosto de filas e isso me estressa muito, mas as horas que passei com aquelas pessoas, que seguiram suas vidas e talvez eu nunca mais veja, me fizeram bem, e eu nunca mais vou esquecê-las. São pessoas que você gosta logo de cara, e fica uma lamentação por ter sido apenas um encontro casual em uma fila. São pessoas com as quais você gostaria de conviver, de ter como amigas, de receber em sua casa para um jantar, de rir mais vezes junto. Mas talvez você nunca mais as veja...não é estranho? Nessas horas meu lado poético e emocional entra mais uma vez em ação para me mostrar que nada é por acaso, e que essas pessoas me agregaram alguma coisa, ou eu agreguei a elas, sei lá...

O fato é que a gente convive com todo tipo de pessoa. Aquelas como as que conheci na fila, que passam rapidamente e nos fazem bem; aquelas que passam e deixam marcas doloridas, mágoas, decepção, ou simplesmente não deixam nada, porque nada significaram; e aquelas que passam por algum periodo, ou até mesmo ficam e nos fazem felizes, que são nossa familia, amigos, pessoas que amamos e nos amam. São pessoas que deixam um pouco de si e levam um pouco de nós também.

E falando do tamanho das pessoas, como diz um texto lindo de mesmo titulo: "uma pessoa é gigante para você quando te trata com respeito e carinho, quando se interessa pela sua vida e seu crescimento, quando sonha junto, quando perdoa, compreende. É pequena quando só pensa em si mesma, quando se comporta de maneira pouco gentil, quando se deixa reger por comportamentos clichês e fracassa justamente no momento em que teria de demonstrar amor, amizade, humanidade. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, torna-se mais uma".

Quantas pessoas são grandes para nós? E quantas são pequenas? E o quanto somos grandes ou pequenos para alguém? Penso em tudo isso quando vejo todas essas pessoas que vem e vão, passam e ficam, a todo momento. Muitas dessas pessoas eu gostaria de segurar bem forte, de impedir que se fossem. Gostaria de pedir pra Deus deixar mais um tempo, porque o que vivemos juntos não foi o suficiente. Mas elas simplesmente se vão, cada uma a seu tempo. Algumas seguem outros caminhos. Outras já cumpriram sua missão nesse mundo e se foram para um lugar melhor, onde olham por nós. E só nos resta aceitar e seguir nosso caminho, sempre em frente. E claro, dar valor às pessoas que ainda não passaram, que continuam aqui, e são importantes para nós. Porque no fundo nada sabemos. Estamos em uma fila invisivel e um dia chegará nossa vez, seja de partir desse mundo ou simplesmente do lugar em que estamos hoje. E nada podemos fazer, a não ser dar valor a quem é grande para nós, não perder tempo com os pequenos e tentar ser grande para os que nos cercam.

Assim, quando nós também passarmos pela vida dos outros, teremos deixado algo de bom.

Posts Sugeridos

0 comentários