Bolo de Chocolate com Cobertura de Ganache - Doce e Descomplicado

Bolo de Chocolate com Cobertura de Ganache

07:05



Quando eu era criança, e depois adolescente, e depois adulta até os 25 eu não gostava de ovo. Quer dizer, eu gostava, mas naquele esquema: frito, de vez em quando; cozido, de vez em nunca; de outro jeito, no way. 

Ai me casei e comecei a cozinhar todos os dias. Peguei gosto pela coisa e criei esse blog. E conheci outras pessoas que tinham blog assim como eu. E conheci pessoas que gostavam de ovo, diferentes de mim. E descobri que ovo não era tão ruim assim.

Hoje aos 29 - logo serão 30! - descobri um tiquinho mais: eu amo ovo! Gente, eu amo ovo! Frito, cozido, mexido, no cheeseburguer, na salada, onde der pra botar ovo no meio eu tô botando.

E quando olho pra trás concluo que não é que eu não gostava de ovo. A verdade é que minha mãe não gostava de ovo e passou o seu não gostar pra mim. E como os pais são os maiores responsáveis pela formação de opinião de um ser humano por boa parte da vida cresci acreditando que ovo era ruim porque minha mãe achava que ovo era ruim, ou seja, tomei como minha verdade algo que era uma verdade dela. E desprezei o pobre zoiudo por um quarto de século. Quanto tempo eu perdi.

Essa história do ovo me faz lembrar que somos únicos, cada um a seu modo. Minha mãe não gosta de ovo, meu pai não gostava de chocolate, e eu amo os dois de paixão. Eu não sou uma extensão dos meus pais, ou de qualquer outra pessoa, sou apenas eu, com as minhas próprias opiniões, gostos e manias. E não quero ser ninguém além de mim mesma.

E como é bom quando a gente pode ser quem é, gostar do que quiser e fazer o que der na telha. Dá uma sensação de pertencimento e ao mesmo tempo de libertação. Estamos vivos nesse mundão enorme, mas pertencemos unicamente a nós mesmos.

Veja o poder que um ovo possui meu amigo. E que que tive a audácia de ignorá-lo por tanto tempo.

Imagem do Google

Bolo de Chocolate com Cobertura de Ganache

Experimente saborizar sua ganache com uma bebida alcoólica ou uma colher de mel. Ficará ainda mais irresistivel.

Ingredientes

3/4 de xícara de chocolate em pó
1 xícara de leite
1 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara + 1/4 de xícara de açucar
1 colher (sopa) de fermento

Para o ganache

230g de chocolate meio amargo picado em pedaços bem pequenos
1 lata de creme de leite sem soro 
1 colher (sopa) de manteiga

Preparo: comece pelo ganache, levando ao micro-ondas o chocolate e a manteiga. Aqueça de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos, até derreter por completo, reserve. Para o bolo, comece batendo os ovos com o óleo e o leite, em seguida adicione o chocolate em pó e o açucar e misture. Por último a farinha e o fermento, incorpore delicadamente. Despeje em uma untada e polvilhada com chocolate em pó e asse em forno pré-aquecido até passar no teste do palito. Espere esfriar, desenforme e cubra com o ganache também frio.

Posts Sugeridos

0 comentários