Ensopado de Frango na Panela de Pressão
17:35
De uns tempos pra cá, tenho tentado comer melhor. Incluo mais coisas saudáveis na minha alimentação do dia-a-dia e tento deixar os excessos e gordices para o fim de semana. Tudo bem que nem sempre isso é possivel, porque quando você decide que vai comer menos/melhor o universo inteiro conspira contra: é a mãe que chama pra jantar na casa dela (e comida de mãe dá pra comer pouco por acaso?), ou os doces da padaria que parecem mais gostosos que o normal ou a avó que guarda uma marmitinha de feijoada do domingo especialmente pra você (aconteceu comigo ontem tsc tsc), então há momentos em que fica complicado administrar e a gente acaba se rendendo.
Não quero fazer nada radical. Já fiz dietas restritivas e sei que não funcionam comigo. Aliás, não creio que esse seja o caminho. Dietas em que não se pode comer determinadas coisas podem ser uma verdadeira armadilha, porque muito provavelmente você não vai ficar a vida inteira sem comer essas coisas, e quando voltar a comer os quilos perdidos voltarão junto.
Tenho comido muitas frutas, verduras, legumes, aveia, e tentado incluir alimentos integrais no dia-a-dia. Também mudei a disposição dos produtos na minha geladeira e armário. Os legumes e verduras, que antes ficavam esquecidos na gaveta da geladeira (e iam para o lixo muitas vezes) agora ficam nas prateleiras mais acessiveis, onde consigo ver mais facilmente e me lembrar de usá-los. O mesmo faço com as frutas, que hoje ficam onde antes estavam as gordices (que por sua vez estão mais escondidas). Pode parecer bobagem, mas funciona viu?
E agora, a receita. Esse ensopado de frango é super light, não vai nem óleo na preparação. Além disso é prático e gostoso. Vale muito a pena incluir no cardápio, estando você de dieta ou não.
Na panela de pressão junte 1 peito de frango picado em cubos grandes (tempere como preferir), 1 tomate picado, 1 cebola grande picada, água até cobrir o frango (apenas para cobrir, a água deve ficar rente ao frango), 2 a 3 colheres de extrato de tomate e uma pitada de açúcar. Você também pode colocar milho, ervilha, legumes e o que mais gostar. Misture bem e cozinhe por mais ou menos 15 minutos após o inicio da pressão. Passado esse tempo, espere sair a pressão e volte novamente a panela ao fogo, destampada, para apurar o molho. Uns 5 minutos com o fogo alto geralmente é suficiente. Se o molho ficar ralo pode colocar mais extrato de tomate. Acerte o sal e a pimenta e salpique ervas de sua preferência. Sirva com arroz branco e salada. Com uma polentinha também fica mara.
0 comentários