Sobre o Tempo...
06:30É triste mas é fato: hoje em dia está mais fácil ganhar na loteria do que ter tempo. A gente já está tão acostumado a viver correndo que isso tornou-se natural. E quando ficamos um dia ou um periodo sem fazer nada, nos sentimos até mal ou inúteis #quemnunca. Parece que dizer "não tenho tempo pra nada" é algo maravilhoso, sensacional, digno de aplausos e reverências de quem ouve, porque falta de tempo tornou-se sinônimo de sucesso e status. As pessoas sacrificam relacionamentos, familia, lazer e muitas outras coisas para se dedicar àquilo que tomam todo o tempo delas. Quem tem mais tempo ou deseja tê-lo é mal visto e julgado.
Felizmente, nós amadurecemos e mudamos nossa visão sobre certas coisas. Sobre o tempo, inclusive. Para mim, foi-se a época que sentar no sofá e procurar um programa na tv ou não ter absolutamente nada para fazer e ficar vendo a chuva cair era motivo de me sentir inútil ou preguiçosa. Pelo contrário. Ter esses momentos hoje em dia são um luxo tão grande que, sinceramente, dá vontade de agarrar e não soltar nunca mais. Por isso, lá no ultimo dia de dezembro, quando fiz minhas promessas para 2015, o ter mais tempo pra mim era o primeiro item da lista. E já estou trabalhando para riscar esse item e colocá-lo na categoria de metas cumpridas. Comecei a mudar algumas coisas na rotina, eliminei outras e com isso conseguirei mais tempo pra mim. Maravilhoso não é?
Imagem daqui |
E o que espero dessa nova fase? Cuidar de mim, basicamente. Mas quando falamos em cuidar, abre-se um leque enorme, tanto de coisas a fazer como de pessoas envolvidas neste processo.
Defini que meu cuidar será completo: corpo, mente, ambiente, relacionamentos. Todos com a mesma importância e prioridade. Pois bem, eu quero:
- Me permitir mais momentos de relaxamento, cuidar da pele, do cabelo, beber mais água, comer melhor, fazer exercicios fisicos;
- Assistir mais filmes, séries, documentários, programas de culinária e tudo mais que me interessar;
- Ler mais livros (já até comprei um);
- Cozinhar mais, minha terapia preferida;
- Brincar mais com meu gatinho, meu melhor e mais fiel companheiro (tirando meu marido, claro), que torna meu dia mais feliz, que me faz sentir-me mais importante e me garante terapia diária, bons momentos e boas risadas;
- Não levar a vida tão a sério, relevar mais certas coisas, cuidar mais do meu marido, preparar os pratos que ele gosta mais vezes;
- Cuidar da minha casa, deixá-la cada dia mais um lar.
E o item mais importante de todos, aquele que merece uma explicação adicional: me conhecer melhor. Pode soar estranho, mas é fato que quando não temos tempo, acabamos deixando pra trás muito da nossa essência, muito do que somos e queremos. Quantas vezes adiamos nossos sonhos e vontades? Quantas vezes desmarcamos compromissos porque tivemos que trabalhar até mais tarde ou perdemos mais tempo na fila do banco do que esperávamos? Quantas vezes abrimos mão da nossa opinião, da nossa verdade, nosso orgulho e até dos nossos valores, para encerrar uma discussão ou uma situação desagradável que não tinhamos mais tempo para continuar? Essa é uma forma de nos perdermos pouco a pouco. E nada como o tempo, o silêncio e a reflexão para podermos retomar de onde paramos, resgatar nossos principios e lembrar quem somos, o que pensamos e queremos, onde pretendemos chegar. Assim como os jogadores precisam de um intervalo para encarar o segundo tempo, nós também precisamos de um intervalo, tanto para encarar novas batalhas como também para selecioná-las melhor, pois existem muitas batalhas em nossas vidas que poderiamos evitar se conseguissemos pensar com mais clareza.
Todo mundo deveria ter a oportunidade de ter mais tempo, um intervalo entre uma batalha e outra. Faz bem para o corpo, para a alma, para os relacionamentos, para a vida. Nos transforma, nos equilibra, nos devolve o que perdemos pelo caminho, nos completa novamente.
Portanto esse ano não te desejo sucesso, felicidade, nem nada dessas coisas que todo mundo deseja todo ano. Te desejo mais tempo. Com ele, você conseguirá alcançar todo o resto, ou quase todo o resto.
E você, o que poderia fazer para ter mais tempo? E se tivesse, como o aproveitaria?
2 comentários
Falou bonito!!!
ResponderExcluirParabéns pelo texto...
Bjuuu
Obrigada Su :)
ExcluirBjuuu