Foccacia
06:04Existem algumas receitas que a gente conhece há tempos, mas demoramos muito pra fazer, por inúmeros motivos. A focaccia era uma dessas receitas pra mim. Já tinha ouvido falar dela mas nunca me aprofundei no assunto, e mais recentemente vi a Rita Lobo fazendo, mas o longo tempo necessário para o preparo me fez ficar meio reticente. Embora o preparo não fosse nenhum bicho de sete cabeças, demandava algo que não tenho naturalmente: paciência. Paciência para a massa crescer, e depois de crescida paciência para crescer mais uma vez, já que a receita original italiana necessita que a massa descanse duas vezes. Como eu sou adepta de pães que são feitos no pá pum (tem receita aqui e aqui aliás), adiei por muito tempo, até que esses dias vi uma receita em um blog que não lembro mais qual foi e decidi me render. Pode ter sido o destino que queria de todo jeito que eu fizesse focaccia. Mas o que eu acho mesmo é que a focaccia decidiu castigar o meu pseudo desprezo, pois pensei na bendita por dias e dias, e enquanto não fiz ela não me saiu da cabeça.
Só o que posso dizer a respeito de toda essa situação: eu devia ter engolido minha impaciência e feito muito antes, porque essa receita é boa demais da conta. Mas antes tarde do que nunca, agora vamos comer focaccia direto por aqui.
Apenas um detalhe, a focaccia original vai água na massa, mas a receita que achei na internet levava leite (não lembro mesmo onde vi, sorry), então a minha receita é levemente improvisada.
Focaccia
500 g de farinha de trigo
1/4 de xicara de açúcar (coloquei só uma pitada, pois não gosto que a massa fique adocicada)
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
1 e 3/4 de xicara (chá) de leite (350 ml)
1 colher de manteiga
1/3 de xicara (chá) de azeite
folha de alecrim e sal grosso a gosto
Em uma vasilha misture a farinha, o açucar, o sal e o fermento. Acrescente o leite e com as mãos amasse até formar uma massa pegajosa. Adicione a manteiga e amasse até incorporá-la. Passe a massa para uma bancada e sove-a por cerca de 20 minutos, até ficar lisa e homogênea. Vá salpicando farinha, para que a massa não grude nas mãos. Faça uma bola, cubra com plástico filme e deixe descansar por 15 minutos. Unte uma assadeira com metade do azeite. Coloque a massa, e com a ponta dos dedos espalhe-a sobre a assadeira, fazendo leves furos na massa. Deixe-a descansando por mais 30 minutos, ou até aumentar de volume. Regue com o restante do azeite e coloque galhinhos do alecrim nos furos. Passe um pouco de azeite sobre cada um, para que não queimem. Salpique o sal grosso e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos ou até ficar levemente dourado.
0 comentários