Compota de Goiaba
06:17Por mais que eu ame fazer sobremesas diferentes, mais elaboradas, sempre tive uma queda pela simplicidade. Amo sempre tudo o que é mais simples, mais caseiro. Vocês vão me matar agora, mas a melhor sobremesa do mundo para mim é uma taça de morangos com creme de leite, açúcar e só. Eu cozinho por prazer, por curiosidade, pra conhecer novos sabores, mas é lá no passado, nos sabores da minha infância, nas coisas mais simples, que o meu coração insiste em bater mais forte. Então, quando me deparo com uma compota assim, bem caseira, bem cara de vó, não tem como não me apaixonar. Talvez a nostalgia deixe mais gostoso do que realmente é. Mas é o que eu gosto de comer, com certeza.
E essa compota delicia junto com um creme de leite ou um iogurte (para os lights), gente, sem palavras. Simplesmente provem. E me digam se não vem uma lembrança bem gostosa no coração.
Em uma panela de pressão, ferva 1/2 de xicara de água com 1/2 xicara de açúcar. Adicione as goiabas (nem verdes nem maduras demais ok) sem sementes e cortadas em fatias médias. Tampe a panela e cozinhe por 2 minutos após o inicio da pressão. Dois minutos ok, não deixe mais senão a goiaba ficará muito mole. Desligue a panela e não force a saida da pressão, deixe que saia naturalmente. Armazene em potes tampados. Sirva com iogurte natural ou creme de leite.
0 comentários