Mousse de Goiaba com Coulis - Doce e Descomplicado

Mousse de Goiaba com Coulis

08:00




Oi gente! A cozinha aqui anda devagar, quase parando né, mas não é por falta de vontade. Tenho trabalhado muito muito muito, as encomendas de brigadeiros gourmet estão bombando cada dia mais, graças a Deus, então, qualquer minutinho que eu tenho livre só penso em deitar na minha caminha e relaxar, afinal, eu mereço né??

Também nem tenho cozinhado muita coisa diferente por esses dias, pelos mesmos motivos óbvios...mas prometo que não vou abandonar o blog...assim que me sobrar um tantinho de tempo, dou uma passada por aqui, combinado? E vamos à sobremesa de hoje, que não é tão gorda assim, até dá pra encarar em plena segunda =)

Fuçando pelos blogs de culinária afora, encontrei essa receita no Pimenta do Reino, e a lombriga me pegou de jeito...é, gamei legal. Fiquei pensando nela por dias e dias até que neste findi, quando me deparei com goiabas lindas no supermercado, pensei "é agora garota" e me joguei na mousse. Quero dizer, me joguei na minha mousse improvisada, já que a receita original levava claras em neve, e ovos crus e eu são como Brasil e Argentina, seu Madruga e dona Florinda, não combinam de jeito nenhum. Então substitui por creme de leite e ficou tudo lindo. Além disso, coloquei mais açúcar, pois achei que a quantidade que mandava a receita não seria suficiente para o meu gosto. Anota aê:

Descasque 4 goiabas vermelhas grandes ou 5 pequenas. Corte em pedaços e bata no liquidificador com um tiquinho de água até virar um creme. Retire, coe até sair todas as sementes e volte ao liquidificador (não esqueça de lavá-lo primeiro, para que não fiquem sementinhas da goiaba) junto com 1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado), 3 colheres de açúcar e 1 pacote de gelatina sem sabor hidratada conforme instruções da embalagem. Bata bem e reserve fora da geladeira enquanto bate o falso chantily.
Coloque 1 lata de creme de leite sem sôro na batedeira e bata até adquirir ponto de chantily. Adicione 4 colheres de açúcar e bata mais um pouco, só até misturar. Incorpore o chantily ao creme de goiaba, misturando delicadamente. Leve a geladeira até firmar.

Para o coulis (pra quem não sabe o que é, tem uma explicaçãozinha lá embaixo) é só levar ao fogo 200 gramas de polpa daquelas congeladas de goiaba (mas descongele antes ok), 1/2 xicara de água e 1/2 xicara de açúcar. Quando levantar fervura, deixe por mais cinco minutos, desligue a panela e reserve até esfriar. Sirva sobre a mousse já firme.

E afinal, o que é Coulis??

Segundo o Basilico,
é um molho de origem francesa, um purê quase liquido
a base de frutas ou legumes.
É geralmente feito para
acompanhar sobremesas ou
carnes (no caso do coulis salgado).
Lê-se culí.

Posts Sugeridos

0 comentários